Por Ana Clara Frontelmo

A Interatividade Comunicativa está contida no conceito de interatividade. Diferente da interatividade seletiva, ela não se limita as escolhas individuais do leitor, mas à possibilidade deste produzir um conteúdo na rede e compartilhar isso com os demais usuários. Ela representa a possibilidade de expressão e comunicação do leitor junto aos meios. De expressão, pois o leitor pode estar somente expondo sua opinião sem precisar de uma resposta imediata de outro utilizador; e de comunicação ao momento em que ele procura dialogar, discutir, confrontar, apoiar, etc. com o outro.
- Exemplos de Interatividade Comunicativa
Os principais meios de interatividade comunicativa, segundo João Canavilhas (2014) são: comentários abaixo das notícias, perfis em redes sociais abertas à participação de utilizadores, blogs de cidadãos/as, pesquisas, fóruns, entrevistas a personalidades com perguntas de utilizadores, publicação de endereços de correio eletrônico de jornalistas, ranking de notícias, chats, envio de notícias/fotografias/vídeos, sistemas de correção de notas, entre outros.
- Diferenças na Interatividade Comunicativa
Além da diferenciação de Canavilhas, outros autores também apresentam modelos de distinção dentro da Interatividade Comunicativa. Suau e Masip (2011) a separa em “interatividade participativa” e “interatividade produtiva”. A primeira é direcionada a participação do indivíduo em um conteúdo já elaborado, como, por exemplo, em comentários abaixo de notícias. E a segunda é quando a pessoa usuária cria um próprio conteúdo e compartilha esse material na rede, como vídeos ou textos autorais.
Outra distinção é feita por Raimondo Anselmino (2012). Ele diferencia “espaços de intervenção” de “espaços de participação”. O primeiro remete aos espaços explorados pelo leitor, sem produção de discurso, como rankings e pesquisas; e o segundo os quais ele se manifesta produzindo, como comentários abaixo das notícias, blogs, redes sociais, páginas de reportagem cidadã, etc.
- Grau de Interatividade Comunicativa
Os fatores de terminantes para definir o grau de Interatividade Comunicativa são: o grau de potencial visibilidade do conteúdo do leitor, o grau de complexidade na elaboração de conteúdo, a integração dos conteúdos do leitor com os conteúdos de atualidade do meio e o papel do leitor no meio.
- Etapas da Interatividade Comunicativa
A Interatividade Comunicativa é dividida em quatro etapas temporais. São elas:
- Etapa de presença corporativa (1994): Representada pelo início do uso de sites na rede. Como poucas opções de interatividade, se limitava a poucos fóruns e pesquisas e a divulgação de correio eletrônico.
- Etapa de participação marginal (1999): Os fóruns e pesquisas ficaram mais populares na internet, porém, ainda assim sem se misturar com o conteúdo do meio.
- Participação assíncrona em espaços partilhados (2006): Período de grande evolução no que tange a interação do público com os meios, foi a época marcada pelo surgimento dos blogs, comentários abaixo de notícias e canais de reportagem cidadã.
- Participação sincrônica, lado a lado (2009): Esse período é marcado pela popularização das redes sociais como Twitter e Facebook. O fluxo de mensagens passou a ser mais intenso e os meios começaram a realizar coberturas lado a lado com usuários, em tempo real.
FONTES
ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Livros LabCom Covilhã, UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.