Por Rodrigo Machado

Uma das principais características do jornalismo digital, a instantaneidade se consolidou na era da internet pela necessidade de manter uma narrativa das notícias que são publicadas. Os links utilizados continuam disponíveis para acesso, acumulando-se trechos sobre o mesmo assunto e facilitando a busca dos usuários pelos temas que procuram.
O Dicionário Online de Português define a instantaneidade como “característica ou particularidade do que é instantâneo; qualidade do que não é duradouro; que tende a ser momentâneo”. No jornalismo, a internet tem papel fundamental para a propagação dos temas que embora não sejam duradouros, tendem a despertar a atenção do público.
A instantaneidade não está presente somente na internet, aliás, ela já existia há algum tempo em outros veículos de comunicação. Por conta disso, (Mielniczuk, 2002, p.7) classifica a instantaneidade como “uma característica que, embora exista no rádio e na televisão, ela assume outra dimensão na web”. Nas outras mídias, a instantaneidade só aparece a cada intervenção ao vivo. Os jornais da web permitem uma atualização contínua, já os de rádio e televisão não tem esse poder.
O jornalismo sempre teve a velocidade na sua essência, entendendo que a notícia é, afinal, algo novo para alguém. A briga incessante para ser o primeiro a noticiar toma conta desse mercado. Caso o veículo perca esta batalha na divulgação da história, o mesmo seguirá lutando para ser o primeiro a tornar público a primeira fotografia, a primeira entrevista, a primeira reação ou o primeiro a fornecer uma análise criteriosa do fato. É uma guerra de interesses que envolve toda parte jornalística.
FONTES
BRADSHAW, Paul. Instantaneidade: Efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Livros LabCom Covilhã, UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.